VAMOS FALAR SOBRE ESTUDAR E APRENDER?

Quando falamos em rotina de estudos, a primeira coisa que precisamos deixar claro é o que entendemos por estudar.

Estudar, pelo dicionário Aurélio, significa “Procurar adquirir o conhecimento de algo”. Assim, podemos dizer que passamos a nossa vida toda estudando, e que a escola é o lugar que vai nos favorecer a ampliação desses conhecimentos.

Fora dos muros da escola, a aprendizagem acontece também. Desde um livro que lemos, um filme que assistimos, um museu ou parque que visitamos. Tudo que vivenciamos se transforma em aprendizado.

Mas afinal por que vamos à escola?

A escola é tida como um lugar não só de ensino-aprendizagem, mas como de socialização com seus pares. Além disso, é o primeiro lugar que a criança aprende a viver em sociedade e a seguir algumas regras, tais como horário de entrada e saída, o que é permitido e proibido nas relações com os colegas, professores e funcionários, como se utilizar dos espaços coletivos, entre outras.

Nos últimos tempos, muitas pessoas têm buscado uma nova forma de oferecer conhecimento sem se utilizar dos espaços da escola. É o chamado “homeschooling”. Essa proposta de ensino está pautada no processo de ensino-aprendizado desenvolvido em casa, sob a supervisão dos pais ou responsáveis pela criança.

Nesse modelo de ensino, cabe aos pais ensinarem seus filhos ou contratarem alguém para que faça esse papel, mas em casa, sem a necessidade de se deslocarem até uma escola.

No Brasil, o “homeschooling” não possui regulamentação. No entanto, há um Projeto de Lei, tramitando na Câmara dos Deputados, que busca a regularização e estruturação desta modalidade, com regras do que pode ou não ser feito em casa pelos pais e o papel da escola “oficial” nesse caso.

Com a pandemia de Covid 19, muitas pessoas começaram a falar mais sobre o ensino em casa e, para diferenciar “homeschooling” de estudo on-line, vamos fazer um quadro com as principais diferenças.

Independentemente do método escolhido, o importante é que a criança seja o ponto central do processo de ensino aprendizagem. Tudo tem que ser pensado a partir dela e para ela. Afinal de contas, essa deve ser a maior preocupação das famílias: oferecer a melhor forma de aquisição de conhecimento possível.

            Para finalizar essa questão, importante destacar mais um ponto: mesmo com a criança na escola, os pais têm papel decisivo no aprendizado delas, seja na escolha da escola que atenda os princípios ideológicos que acreditam, seja no processo pedagógico apresentado pela instituição. Além disso, cabe aos responsáveis propiciar um local adequado para que a criança continue seus estudos em casa após o período de aula, fazendo suas lições de casa e aprofundando seus conhecimentos com leituras extras, vídeos e jogos.

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress