Após 2 meses de aulas, muitos pais começam a recorrer a profissionais que possam dar um apoio, um suporte nos estudos dos seus filhos. Nesse momento, é importante fazer algumas reflexões sobre a escolha desses profissionais e o que de fato se está procurando.
Primeiro é necessário deixar claro porque ter um suporte a rotina escolar do seu filho. Esse suporte deve ser permanente ou temporário, apenas pontuais, quando há alguma dificuldade no caminho da vida escola.
Segundo, é pensar que tipo de apoio seu filho realmente precisa. Há uma dificuldade específica em alguma disciplina e que precisa de uma retomada de conteúdos anteriores para prosseguir o curso ao longo do ano ou é algo pontual, que surgiu nesse período e que com uma orientação um pouco mais individualizada sanar-se-á o problema.
Há ainda uma outra questão que deve ser levantada. O suporte é necessário por dificuldades pedagógicas ou há outras questões envolvidas? Às vezes o problema pode não ser cognitivo, mas uma falta de organização pessoal que acaba interferindo no processo pedagógico.
Muitas vezes, não ter uma rotina de estudos, não fazer uso de ferramentas que ajudem na organização e planejamento do que tem que ser feito e como ser feito, acaba interferindo diretamente no desempenho escolar do aluno. Com pequenos ajustes de ordem organizacional tudo se resolve e o ano escolar deixa de ser um problema.
E ainda há as questões neurológicas, fonoaudiológicas e psicológicas que devem ser ponderadas antes resolver qual apoio precisa. Muitas vezes ignoramos os profissionais corretos para atender nossos filhos e acabamos atrasando ainda mais todo desenvolvimento pedagógico que poderia ser facilmente resolvido se a escolha tivesse sido feita de forma correta desde o princípio.
Claro que algumas vezes é necessário um grupo de profissionais para atender alguns alunos, mas isso é uma minoria. A maioria das vezes, uma análise bem pensada e com apoio da escola (que está no dia a dia escolar da criança) facilitará e muito que o aluno ou aluna ultrapassem suas dificuldades e possam viver a vida escolar de uma forma mais tranquila e obtendo sucesso no final da jornada.
Você já passou em algum momento um impasse sobre a escolha de um apoio na rotina escolar com seus filhos? Esse texto ajudou a refletir como escolher o melhor profissional para sanar as dificuldades?
Aproveite esse espaço e deixe seu comentário.
Alguns outros assuntos que podem ser úteis:
• OS PRINCIPAIS INIMIGOS DOS ESTUDOS.
• O QUE DEVO LEVAR EM CONTA NA HORA DE PENSAR NA ROTINA DE ESTUDOS.
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN