Escolher a escola que os filhos irão frequentar é um dos dilemas que os pais enfrentam cada vez mais cedo, principalmente se ambos trabalham fora de casa.
E quando esse momento chega, muitos pais começam a buscar informações sobre escolas com amigos e parentes, na intenção de fazer a melhor escolha.
Mas o que é perfeito para um, pode não ser o ideal para o outro. Há muitos pontos importantes a serem levantados quando o assunto é vida escolar e isso passa do período que a criança ficará na escola, à localização, espaço dos ambientes da escola e a proposta pedagógica, que bem escolhida evitam muitos problemas futuros.
E o que analisar em cada um desses pontos?
Vamos começar pela localização. O que você vai precisar levar em conta nesse momento, será a proximidade com a sua residência, do seu trabalho ou de alguém (geralmente algum parente próximo) que pode dar suporte se algum imprevisto acontecer e a criança precisar sair antecipadamente da escola.
Meus filhos nunca estudaram perto de casa porque eu trabalhava em duas escolas e meu marido em outro município. Assim, escolhemos uma escola que fosse próximo da casa das duas avós. Isso porque se tivéssemos algum problema elas chegariam mais facilmente a escola e fariam o primeiro atendimento até que eu ou meu marido chegássemos. Então nossa escolha foi baseada na rede de apoio.
Um outro muito importante a ser levado em conta na hora da escolha da escola para seu filho são os espaços da escola. Você prefere espaços amplos e abertos ou menores e mais aconchegantes? Tem que ter área verde? Tem locais para brincar? Os espaços de estudo são amplos, claros e arejados?
Esses aspectos são importantes para que você saiba como seu filho passará boa parte do dia dele. Afinal, serão horas nesse local e quanto mais espaços ele tiver para usar e explorar, melhor.
E por fim, vem a proposta pedagógica, ou seja, como a escola vai lidar com os conteúdos curriculares que transmitirá ao seu filho ou filha.
Que os conteúdos serão apresentados às crianças não temos dúvida. A questão é como eles serão ensinados. Existem hoje diversas propostas pedagógicas e todas são boas, de acordo com o que você entende como a melhor forma de aprender e ensinar.
Há escolas que propõe um aprender mais academicista, que muitos chamam de conteudistas. Ou seja, levarão o máximo de informações às crianças, geralmente de forma mais formal, com aulas expositivas em grande parte do tempo.
Em outras escolas, predominam o chamado construtivismo, onde o aprendizado acontece a partir do que a criança conhece e reconhece em seu mundo e assim vai se ampliando o conhecimento.
Hoje se fala muito em escola viva, uso de metodologias ativas. Nesse caso, o conteúdo é oferecido com um envolvimento maior do aluno no processo de ensino-aprendizagem, onde ele interage mais com as informações, com pesquisas e experiências e o professor atua como um apoio nesse processo do aprender.
Esses aspectos levantados são alguns dos pontos chaves para refletir ao pensar na escola das crianças. Junte a isso a questão financeira, para que se leve em conta se a opção será pela escola pública ou privada. Independente da escolha, o importante é que você participe da vida escolar dos seus filhos. Isso será muito importante a eles ao longo da longa jornada escolar que eles terão.
Espero que esse artigo contribua para suas escolhas e se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários.
Aproveite também para conhecer outros posts que podem ser úteis.
https://simonefornaciariorganizer.com.br/licao-de-casa-qual-o-papel-dos-pais/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/a-importancia-do-estudos-diario/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/ferias-o-que-fazer-com-as-criancas/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/meu-filho-nao-faz-as-tarefas-sozinho-como-ajuda-lo/
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN