O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ou apenas TDAH abrange aproximadamente 5% das crianças e, na maioria dos casos, persiste na fase adulta.
É muito comum as crianças que possuem esse transtorno transferirem sua “bagunça interna” para o exterior, seja o quarto, o armário e até a mochila escolar. Com isso, há uma perda constante de materiais, prazos e tempo, gerando um desgaste emocional enorme.
Assim, é necessário pensar como podemos auxiliar a criança, e até mesmo o adulto, a diminuir esse conflito emocional e conviver com menos estresse consigo mesmo.
Um dos pontos a ser considerado, é repensar o número de peças de roupas e objetos. Isso porque um número elevado destes itens aumenta (e muito!) a possibilidade de acúmulo sem uma organização prévia, gerando uma bagunça e levando os pais a loucura. Então, o ideal, é manter o que é necessário ter para uso real, sem excessos.
Outro fator para diminuir o número de peças, é melhorar a escolha do que vestir, que muitas vezes gera uma confusão na hora da escolha. Então, diminuir o número de peças, deixando apenas as que elas mais se identificam, ajuda a manter tudo mais organizado e diminui a irritabilidade sobre o que vestir.
Para facilitar a manutenção das roupas organizadas, o ideal é usar produtos organizadores como colmeias e packs. Esses materiais são muito versáveis e de grande importância na manutenção das peças nas prateleiras ou gavetas, sem possibilidade da bagunça voltar. Além disso, tudo fica visível, fácil para escolher o que quer usar.
Quando for organizar as roupas no armário, é interessante também usar uma graduação de cores. Isso porque facilita a visualização pela criança e, porque não do adulto também, identificando facilmente o que quer pegar e também levar de volta para o devido lugar. Para saber como usar a graduação de cores, use a escala ao lado ou até mesmo a escala de cores da caixa de lápis de cor.
A mochila precisa ter o básico. Nada de colocar coisas a mais, que distraiam a criança e também atrapalhe a identificação dos materiais escolares necessários para a aula do dia (verifique nesse link como montar um estojo escolar).
Mas, o que mais preocupa os pais de crianças com TDAH é como guardar os brinquedos e, principalmente, como fazer com que os pequenos devolvam para o lugar depois de brincar. Uma alternativa é também limitar o número de brinquedos, e isso não representa ter poucos brinquedos, mas orientar que escolham um tipo de brinquedo por vez para brincar, facilitando a hora de guardá-los em seus lugares.
Outra coisa importante é identificar cada caixa de brinquedo com o que tem dentro. O ideal é acondicionar os brinquedos por categorias. Assim, fica fácil para as crianças acharem o que querem brincar e também devolver para o lugar quando for o momento. Quanto mais brinquedos soltos, mais fácil da bagunça aparecer. Pense nisso.
Um espaço importante e que precisa aparecem em destaque são os livros. Separe uma prateleira na altura das mãos dos pequenos. Assim ficam acessíveis, fáceis para pegar, ler e devolver ao lugar. Quando as crianças são pequenas, organize os livros também em escala de cores. Conforme forem crescendo, talvez facilite a elas dividir por categorias, mas isso é a critério delas com os pais, ok?
Uma coisa é muito importante. As mudanças nas crianças com TDAH não aparecerão da noite pro dia, só porque está tudo organizado, categorizado e identificado. É preciso um tempo de adaptação e até de maturidade para que percebam que essa organização contribuirá para que eles vivam mais leves, menos tensos com a perda de tempo e de objetos e, principalmente, com a diminuição do conflito com os pais pela manutenção dos espaços “arrumados”.
Você já coloca alguma dessas dicas em prática? Tem alguma dúvida sobre essa proposta de organização? Coloca nos comentários que vou adorar te responder e partilhar experiências.
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN