O PAPEL DOS PAIS NA ROTINA ESCOLAR DAS CRIANÇAS.

Não importa a idade, filhos sempre precisarão de referências, sejam elas éticas, políticas, religiosas ou comportamentais. A criança é reflexo de seus pais e o que eles representam a elas.

Se a família tem o costume de ler, a criança aprenderá a ter prazer pela leitura. O mesmo acontece no que diz respeito à escola e todas as atividades que a envolvem.

A criança precisa ver a escola, seus professores e a equipe de apoio como parte importância de sua formação intelectual e pessoal. Se os pais falam mal da escola e dos professores, como os pequenos irão valorizá-los?

O PAPEL DOS PAIS NA ROTINA ESCOLAR DAS CRIANÇAS.

Conforme os anos vão passando, é comum que os pais soltem seus filhos para que prossigam sozinhos os caminhos da vida escolar. E é aí que alguns alunos vão declinando pedagogicamente. Isso porque não dá para deixá-los sem apoio, sem suporte, simplesmente porque cresceram.

Independente da fase etária, as crianças ou adolescentes sempre precisarão dos pais por perto. Seja para orientar sobre a melhor forma de estudar, seja para dar um suporte em alguma dificuldade que apareça ou seja simplesmente para dizer “estou aqui se precisar”.

Na adolescência, quando pensamos que já estão independentes e não necessitam mais de atenção, mesmo inconscientemente eles buscam apoio e aprovação para suas demandas, sejam elas escolares, sejam para as mudanças que o corpo lhes impõe. Estar por perto fará toda a diferença e, muitas vezes, é o suficiente para melhorarem a segurança, terem claro que tem um porto seguro para se amparar e contar se precisarem.

Nessa fase também surgem novas demandas que exigem a presença dos pais. Escolha da profissão, dúvidas sobre a carreira que querem seguir, quais vestibulares focar. Não é possível deixar tudo isso com a escola. Eles precisam e querem a participação dos pais, por mais que não demonstrem. Isso garantirá segurança em suas escolhas.

Então, não se engane em imaginar que ao crescer os filhos precisam menos dos pais. O que posso garantir é que as demandas mudam, os interesses são outros, mas a proximidade com os pais fará toda diferença na formação deles na fase adulta.

Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários que vou tentar te ajudar.

Alguns outros assuntos que podem ser úteis:

O QUE FAZER SE MEU FILHO NÃO GOSTA DE ESTUDAR

• A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR EMOCIONAL NA HORA DE ESTUDAR.

• COMO AJUDAR MEU FILHO NA ROTINA ESCOLAR SEM FAZER A PARTE DELE.

• COMO O FILME DIVERTIDAMENTE PODE AJUDAR A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DIÁRIO.

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress