NOVEMBRO – MÊS DOS VESTIBULARES.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

A chegada de novembro traz para os alunos do Ensino Médio uma nova preocupação: a chegada dos vestibulares.

E nesse período, alguns alunos ficam tensos, ansiosos, desgastados. Afinal, passaram o ano se preparando para esse momento.

O importante agora, é manter a calma. Fazer uma revisão rápida do que ainda tem dúvidas ou quer reforçar.

Mas, aliado a tudo isso, é importante relaxar. Vá ao cinema, leia um livro, faça um esporte. A tensão é um dos maiores inimigos dos vestibulandos e não adianta se preparar nos conteúdos se não estiver calmo para vencer esse momento tão desgastante.

E se você ainda precisa rever alguns conteúdos, separei alguma  dicas que podem ajudar nesse momento.

Primeiro, não crie metas impossíveis. Seja objetivo e coerente com o que você precisa estudar e o que você já tem noções suficientes. Anote todos os conteúdos que você precisa rever. Faça conteúdos bem detalhados. Ex: não coloque simplesmente gramática. Especifique o que será estudado: acentuação, verbos regulares, verbos irregulares, função sintática, etc. Faça isso com cada conteúdo, de cada disciplina.

Outra coisa importante é determinar quanto tempo você tem disponível ao longo do dia para estudar, revisar seus conteúdos. Seja muito criterioso, identifique todas suas atividades do dia (aulas da escola, atividades extras, lazer e redes sociais) para que não caia no erro de imaginar 4 a 5 horas extras para estudo, quando na verdade você só tem 1 hora e meia.

O ideal é estabelecer um planejamento semanal de estudo. Distribua suas horas de estudo e também as outras atividades do dia ao longo da semana. Isso garantirá que o que foi planejado será feito.

Uma vez distribuído o tempo de estudo, coloque em cada dia, o que será estudado (acentuação, revolução francesa, ligações químicas, etc) Quando você define o que vai estudar, não perde tempo separando materiais na hora do estudo e garante o uso total do tempo estipulado para cada um dos conteúdos. E lembre-se, hora de estudo celular fica longe, ok? Evite coisas que podem te distrair e tirar do foco naquele momento.

Outra coisa que não pode ser deixada de lado é o momento de descanso. Entre uma atividade e outra, separe de 5 a 10 minutos de descanso. Esse é o momento de beber ou comer algo, ir ao banheiro e até dar aquela olhadinha no celular, mas não ultrapasse esse tempo e, se possível, coloque esses minutos também no seu planejamento.

Separe de 1 a 2 horas diárias para fazer atividades de relaxamento. Seja esporte, leitura, meditação ou até mesmo dormir. Isso é muito importante para recompor as energias e poder dar conta de tudo que se programou a fazer.

E uma última dica, acredite em você. Ninguém pode ser melhor do que nós mesmos, quando fazemos por merecer. Não faça um muro limitando sua capacidade, deixe-a ultrapassar limites, com certeza o sucesso virá.

 

Se tiver dificuldades na implantação do processo de organização e planejamento dessa nova rotina, estou à disposição para ajudar.

Aproveite esse espaço e deixe seu comentário.

Alguns outros assuntos que podem ser úteis:

OS PRINCIPAIS INIMIGOS DOS ESTUDOS

• COMO O FILME DIVERTIDAMENTE PODE AJUDAR A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DIÁRIO

•COMO FUNCIONA O SISTEMA POMODORO

• O QUE DEVO LEVAR EM CONTA NA HORA DE PENSAR NA ROTINA DE ESTUDOS

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress