Uma das dúvidas que acompanha estudantes e seus pais é sobre ouvir música quando se está estudando.
Algumas pesquisas têm sido feitas no sentido de verificar a possiblidade de ter a música como aliada em momentos tão importantes como os de estudo.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Coen, na França, ouvir música é muito bom para os estudos, principalmente para quem tem problemas de concentração.
De acordo com esse estudo francês, a música clássica é o estilo adequado para quem quer estudar com alguma melodia e ao mesmo tempo ter qualidade no processo de concentração.
A universidade de Lyon, também na França, apresentou um estudo que liga a música com a dopamina, identificado como o hormônio do prazer. Nesse caso, o prazer é aumentado quando a música ouvida faz parte do rol das favoritas, o que pode aumentar a produtividade devido a sensação de bem-estar.
Uma outra pesquisa realizada dra. Emma Gray, especialista em psicologia educacional no British Cognitive Behaviouir Terapy em parceria com a plataforma de streaming de música Spotify, sobre o mesmo tema concluiu que alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação do que está sendo estudado.
Todos esses estudos trazem também um alerta. Evite ouvir um idioma que você não domine. Isso porque o cérebro tentará decodificar essas músicas, trazendo uma desconcentração, mesmo que de forma involuntária.
Ao mesmo tempo, esses estudos sugerem o uso de músicas clássicas, principalmente para estudar conteúdos sobre lógica ou cálculos. Isso porque os decibéis desse tipo de música ajudam a reter mais as informações, aumentam a concentração e mantém o ritmo de estudos por mais tempo.
O Spotify possui playlists que podem ajudar nos estudos. Procure por músicas para estudar, músicas para melhorar a concentração ou músicas para a memória.
Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários que vou tentar te ajudar.
Alguns outros assuntos que podem ser úteis:
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN