MATRIZ DE EISENHOWER COMO PRIORIZAR SUAS ATIVIDADES

Você já se viu atolado em tarefas e não saber por onde começar?

Pois é, isso não é um problema de poucas pessoas, pelo contrário. O acúmulo de tarefas tem sido apontado por milhares de pessoas como um dos maiores problemas a serem sanados para que possam ter uma vida mais leve e com menos estresse.

E é aí que entra a matriz de Eisenhower. Mas, afinal, quem é esse homem e o que ele propõe?

Eisenhower foi um presidente dos Estados Unidos que criou essa ferramenta como uma forma de priorizar as tarefas e nortear o poder de decisão. Sua proposta é, a partir de um gráfico, categorizar as tarefas de acordo com dois critérios: importância e urgência.

Assim, essa ferramenta facilita fazer uma triagem das tarefas a serem realizadas e a partir da relação importância X urgência, leva-la à execução imediata ou não.

Definido o que é necessário fazer de imediato, agendado, delegado ou ignorado, é possível organizar e planejar melhor as atividades a serem executadas, estabelecendo prazos, pessoas para que elas de fato aconteçam, aumentando assim a produtividade em suas ações.

O passo a passo para montar a matriz de Eisenhower

1ª. Etapa: Construção da matriz a partir de um plano cartesiano, formando quatro quadrados. Na linha horizontal, será considerada a urgência das tarefas enquanto a linha vertical, a importância das mesmas.

2ª. Etapa: Defina as tarefas urgentes e importantes e distribua-as no quadro, identificando cada uma dela.

3ª. Etapa: Defina as tarefas que são importantes, mas não são urgentes, isto é, não precisam ser feitas de imediato. Nesse caso, estipule um dia para que essas tarefas sejam concluídas.

4ª. Etapa: Defina as tarefas que são urgentes, mas não são importantes, isto é, precisam ser feitas de imediato pois há prazo curto de entrega. Se for o caso, delegue essas tarefas a alguém que possa fazer por você.

5.a Etapa:  Levante as tarefas que não são importantes, nem urgentes. Essa parte talvez seja a mais importante pois é nela que você vai reconhecer onde e, em que, não deve direcionar nem tempo, nem energia. Essas tarefas podem ser descartadas ou, se quiser executá-las, fazer quando houver uma sobra de tempo, sem pressa.

Essa ferramenta deve ser sua companheira e aliada para melhor organização e planejamento das tarefas a serem executadas ao longo do dia, da semana e, porque não, do mês.

E aí, como você gerencia seu tempo? Conhecia a Matriz de Eisenhower? Acha que ela contribuirá para um aumento da sua produtividade? Escreve nos comentários se tiver alguma dúvida ou sugestão ok? 

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