É só começar o ano letivo que voltamos a cobrar que nossos estudantes tenham o hábito do estudo, que estabeleçam uma rotina de estudos.
Mas o que é preciso para ter uma rotina de estudos?
Para muitos, é fazer as lições de casa dadas pelos professores, para outros, é rever o que foi ensinado ao longo das aulas.
Na verdade, podemos dizer que ter uma rotina de estudos é uma mescla dos dois. É importante ter um momento para fazer as lições de casa e para rever o que foi dado em sala.
Mas o mais importante é como essas atividades vão ocorrer, ou seja, como o aluno administra e equilibra os momentos para fazer as lições de casa e separar espaço para rever o que foi ensinado.
Em um outro post, já falei sobre a curva do esquecimento. Essa teoria demonstra a importância de fazer revisões periódicas a partir do dia que o conteúdo foi apresentado aos alunos.
Eu sempre falo que fazer lição de casa não é estudar, mas faz parte do processo. E por que isso é um fato? Porque ao fazer a lição de casa, o estudante fará a revisão do que foi ensinado, diminuindo a curva do esquecimento e proporcionando uma maior fixação do que foi apresentado em aula pelos professores.
Assim, para ter uma rotina de estudos efetiva, o ideal é que haja um momento específico para fazer lição de casa e outro para rever o conteúdo ensinado na escola naquele dia. Estabeleça períodos de descansos entre uma atividade e outra e no final de semana, finalize as tarefas que porventura ficaram sem finalizar.
E para finalizar, lembre-se sempre de ao começar sua revisão, retome o que foi estudado na semana anterior, aumentando assim a fixação do conteúdo e o aprendizado.
Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários que vou tentar te ajudar.
Alguns outros assuntos que podem ser úteis
• Quais materiais preciso para comecar o início do ano
• Licão de casa qual o papel dos pais
• Sobre estudar vamos falar e aprender
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN