ETAPAS DO APRENDER

O processo de aprendizagem pressupõe mais do que ouvir o professor falar sobre um determinado assunto ou ler o livro indicado na bibliografia do curso que você está fazendo.

            Claro que essas duas situações, fazem parte do processo de aprendizagem, mas, para que esse conteúdo seja consolidado e permaneça presente, é importante mais do que ouvir ou ler sobre um assunto.

            Aqui estão 6 passos que irão nortear todo caminho para que ao estudar, você realmente aprenda e não precise, quando necessário, reler todo livro ou assistir todas as aulas novamente.

1. Assistindo as aulas – é a apresentação do conteúdo. Nelas, seus professores vão discursar sobre o tema, incluindo exemplos e atividades ilustrativas que favoreçam a fixação do que foi ensinado. Nesse momento sua atenção deve ser total. Anote o que for possível, inclusive falas do professor que achar de importância e que fará diferença na hora de rever o conteúdo. Se o professor disponibilizar material antes da aula sobre o que será apresentado, leve-os para a aula. Anote junto a esses materiais as conexões que o professor apresentar em aula. Isso vale para Power point ou outra ferramenta de apresentação. Não confie na memória. Se deixar para pegar o material disponibilizado depois, e aí fazer suas anotações, elas não ocorrerão. Um caderno bem feito é o primeiro passo para um bom aprendizado. Não deixe de esclarecer dúvidas que surjam ao longo das aulas. Aliás, não vá para casa com dúvidas.

 

2. Tarefas ou lição de casa – Sempre falo que fazer lição de casa não é estudar, mas faz parte do processo. Ela é o primeiro passo para rever o que foi apresentado em aula. São por essas atividades que o professor vai verificar o que você fixou, aprendeu e relacionou com o que foi apresentado por ele.

3. Estudo sistemático – Aqui começa o estudar de fato. É onde você começará a rever o que foi dado em sala e buscar materiais extras que complementem o tema que está estudando. Nesse Momento servem vídeo aulas, artigos jornalísticos e/ou científicos, exercícios complementares, livros didáticos etc.

4. Elaboração de materiais de estudo – Resumos, fichas de estudo ou mapas mentais são formas de colocar no papel o que foi compreendido nas etapas anteriores. É aqui que aparecerão as anotações e as relações que fez com o que já conhece do assunto ou conseguiu relacionar com tudo que vivenciou em outros momentos, em outros temas que pode ter relação ao que está estudando.

5. Revisão periódica – essa revisão é feita para não esquecer o que foi aprendido e para facilitar o estudo para o processo de avaliação. Essa revisão pode ter um período pré-determinado. 1 dia, 1 semana, 1 quinzena, 1 mês.

6. Preparação para avaliações – releitura de todo material produzido, sem a necessidade de ler inúmeros livros e assistir vídeo aulas extensas na véspera de um momento tão importante. Aqui será o final do processo, em que a última olhada antes de ser avaliado traz segurança de todo processo que você passou ao longo do período de estudo.
Agora que você já sabe por onde começar, mão à obra. Crie um plano de estudos e bom estudo e se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários.

Aproveite também para conhecer outros posts que podem ser úteis.

 

https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-se-preparar-para-as-avaliacoes-presenciais/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-fazer-uma-ficha-de-estudo/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/flash-card-como-e-quando-usar/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-fazer-um-resumo/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/5-dicas-de-como-estudar/

 

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress