COMO AS CRENÇAS LIMITANTES INTERFEREM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Em primeiro lugar, precisamos entender o que são as crenças limitantes. Elas nada mais são do que afirmações, justificativas que não tem nenhuma base científica, mas que por serem usadas há décadas, transmitidas de pais para filhos, acabam sendo colocadas como verdades, ou em alguns casos, são convicções que criamos em nossa mente e entendemos como verdade e que acabam por bloquear desafios e novas possibilidades.

Muitas pessoas usam dessas crenças para justificar o desempenho escolar mediano de seus filhos, ao invés de tentar auxiliá-los a superar os desafios que encontram na escola.

Quando a criança não vai tão bem em matemática, essas pessoas logo veem como justificativa que “matemática é difícil mesmo” ou afirmam que também não ia bem em matemática, e por isso a criança vai mal também. Se for gramática, é porque “a língua portuguesa é difícil de entender” ou “há muitas regras confusas e atrapalham escrever corretamente”.

Não foram poucas as vezes que ouvi pais afirmarem que não entendiam porque o filho ou filha ia mal em geografia ou história já que era apenas “decorar”

Essa ideia do decorar era possível na década de 70 e início de 80, mas nos dias de hoje, com aulas interativas, conectadas com o olhar da atualidade não há espaço para simplesmente “decorar o conteúdo”, ao contrário, é necessário a conexão com o mundo para entender essas disciplinas.

Na atual proposta pedagógica da maior parte das escolas, sejam elas privadas ou públicas, não há espaço para tais crenças limitantes. Há sim, dificuldades de desempenho de algumas crianças, que podem ser sanadas com aulas extras ou apoio terapêutico.

Claro que há algumas situações em que, apenas com ajuda profissional, essas dificuldades poderão ser amenizadas. Isso porque as crianças podem apresentar algum transtorno ou distúrbio neurológico, que realmente dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso seja identificado, é necessário de uma avaliação neuropsicológica, neurológica ou até mesmo psiquiátrica.

E essas crenças vão além da área acadêmica. Em alguns casos entram aqueles velhos e conhecidos preconceitos que fortalecem algumas limitações como as que mulheres não sabem jogar futebol, homens não conseguem cuidar de crianças e muitas outras.

Agora me conta nos comentários quantas crenças limitantes já bloquearam suas ações e como você as superou. 

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress