Após quase 1 ano e meio de aulas on-line, as escolas estão retomando a normalidade, com uma alta frequência dos alunos para as aulas e para as atividades avaliativas.
Em muitos casos, a maioria dos alunos está com um bom aproveitamento escolar e alguns chegam a dizer que já estão promovidos para o ciclo seguinte. Mas o que mais importa é saber se o aprendizado foi realmente incorporado e que os estudantes estão prontos para novos desafios que virão no próximo ano letivo.
E é pensando nisso que venho trazer algumas reflexões e ideias para levar em conta nesse último período escolar, ou seja, que esse final de ano seja de alta produtividade e excelência da aprendizagem.
Mas como manter o foco e o empenho quando os alunos sabem que já “passaram de ano”?
Em primeiro lugar, é importante refletir a que se deve essa promoção antecipada, ou seja, como eles conseguiram notas tão altas que já estivessem em condições de serem aprovados.
Quando eu pergunto isso nas minha mentorias, a resposta da maioria é que as provas em casa facilitaram a elevação das notas, visto que tinham acesso a materiais como caderno de sala de aula, livros e outras anotações. Ou seja, as notas foram obtidas por meio de ajudas externas e, em alguns casos, até mesmo o apoio de amigos nas redes sociais, com troca de mensagens e dicas de como resolver algumas questões.
E agora que estão retornando à rotina, as tarefas sem consulta precisam ser encaradas como um momento de avaliar de fato o quanto o aprendizado aconteceu e o quanto foi deixado de lado por conta das ajudas externas que já mencionamos.
Outra questão que todos devem ter um olhar muito atento é sobre a postura em sala de aula. Diferente das aulas em casa, onde muitos alunos ficavam de pijama, não pegavam os materiais das aulas com antecedência e, em vários momentos, nem davam a atenção devida ao professor, agora é o momento de se reinventar.
Já coloquei em outro texto como o cérebro aprende e como as pesquisas apontam, não basta sentar e ouvir as aulas, o que eu chamo de aprendizagem passiva. É na aprendizagem ativa que o nível de aprendizagem se eleva.
E o que entendemos como aprendizagem ativa? É aquela onde o aluno participa do processo, com anotações do que entendeu, se relacionando com os professores com perguntas e comentários e em alguns casos, discutindo com os colegas os temas de aula.
Por isso, tenho orientado meus mentorados a usarem esse final de ciclo a participarem ativamente das aulas, criarem de fato uma rotina de estudos, elaborarem materiais de revisão e levarem todos os momentos escolares com a maior seriedade possível, como um treino para 2022.
E se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários. Aproveite para ler os textos que podem ajudar nesse novo final de ciclo.
https://simonefornaciariorganizer.com.br/etapas-do-aprender/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-podemos-ajudar-nosso-celebro-a-aprender-mais/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-se-preparar-para-as-avaliacoes-presenciais/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/5-dicas-de-como-estudar/
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN