Ao chegar novembro os alunos do ensino médio vivem entre concluir as provas escolares e realizarem as tão temidas provas dos vestibulares mais disputados do país.
E nesse período, é importante não criar grandes planos de estudo e sim focar no que realmente é necessário rever e fará falta no dia do vestibular.
Separei algumas dicas ajudar você a escolher o que, como e quando estudar os conteúdos que precisam ser revistos.
Primeiro, não crie metas impossíveis. Seja objetivo e coerente com o que você precisa estudar e o que você já tem noções suficientes. Anote todos os conteúdos que você precisa rever. Faça conteúdos bem detalhados. Ex: não coloque simplesmente gramática. Especifique o que será estudado: acentuação, verbos regulares, verbos irregulares, função sintática, etc. Faça isso com cada conteúdo, de cada disciplina.
Outra coisa importante é determinar quanto tempo você tem disponível ao longo do dia para estudar, revisar seus conteúdos. Seja muito criterioso, identifique todas suas atividades do dia (aulas da escola, atividades extras, lazer e redes sociais) para que não caia no erro de imaginar 4 a 5 horas extras para estudo, quando na verdade você só tem 1 hora e meia.
O ideal é estabelecer um planejamento semanal de estudo. Distribua suas horas de estudo e também as outras atividades do dia ao longo da semana. Isso garantirá que o que foi planejado será feito. Não deixe de separar os horários de estudo para o colégio (se for o caso) e o horário que vai se dedicar à preparação para os vestibulares.
Uma vez distribuído o tempo de estudo, coloque em cada dia, o que será estudado (acentuação, revolução francesa, ligações químicas, etc) Quando você define o que vai estudar, não perde tempo separando materiais na hora do estudo e garante o uso total do tempo estipulado para cada um dos conteúdos. E lembre-se, hora de estudo celular fica longe, ok? Evite coisas que podem te distrair e tirar do foco naquele momento.
Com os dias curtos, fazer exercícios é uma boa forma de avaliar o que já foi assimilado e o que precisa ser revisto. Lembre-se sempre de usar as questões que tiveram erro como fonte de aprendizado, verificando onde errou e refazendo a questão com informações agora corretas. Essa forma de estudo aumenta a atividade cerebral e reforça as informações estudadas, garantindo maior fixação do conteúdo.
Outra coisa que não pode ser deixada de lado é o momento de descanso. Entre uma atividade e outra, separe de 5 a 10 minutos de descanso. Esse é o momento de beber ou comer algo, ir ao banheiro e até dar aquela olhadinha no celular, mas não ultrapasse esse tempo e, se possível, coloque esses minutos também no seu planejamento.
E uma última dica, acredite em você. Ninguém pode ser melhor do que nós mesmos, quando fazemos por merecer. Não faça um muro limitando sua capacidade, deixe-a ultrapassar limites, com certeza o sucesso virá.
E se ficou alguma dúvida, coloca nos comentários qual sua maior dificuldade quando o assunto é estudar.
Aproveite também para conhecer outros posts que podem ser úteis.
https://simonefornaciariorganizer.com.br/a-curva-do-esquecimento/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-fazer-uma-ficha-de-estudo/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/flash-card-como-e-quando-usar/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-fazer-um-resumo/
https://simonefornaciariorganizer.com.br/5-dicas-de-como-estudar/
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN