Alguns pais acompanham o dia a dia escolar de seus filhos de forma bem próxima: verificam as tarefas, assistem vídeos e leem os livros indicados pelos professores.
Outros pais, deixam a cargo dos filhos a responsabilidade no que diz respeito às atividades escolares, sejam elas lições de casas, leituras e vídeos indicados, preparação para avaliações etc.
E qual modelo é o correto? A resposta é a que menos queremos ouvir. Nenhuma delas está 100% correta e nem 100% errada.
É importante levar em consideração alguns pontos antes de definir o papel dos pais nesse processo de aprendizagem das crianças e adolescentes.
Primeiro, vamos pensar na idade. Crianças menores necessitam sim de um apoio dos responsáveis para entender o processo de estudo diário, de um acompanhamento sobre a disciplina na organização e na produção das tarefas designadas a elas. Conforme eles vão crescendo, podemos abrindo mão de algumas atividades que tinham um olhar maior, deixando a cargo deles a responsabilidade no fazer e no controle das demandas das tarefas.
Um outro ponto a se analisar são as características pessoais de cada criança e adolescente. Alguns conseguem ganhar autonomia mais cedo. Com 9 ou 10 anos já estão aptos a fazer suas tarefas sem supervisão e orientações. Outros ainda precisam que os responsáveis supervisionem, mesmo que a distância, como as tarefas estão sendo executadas.
Também é importante entender que crianças com alguma necessidade especial vai precisar de mais tempo para ganhar independência e autonomia e mesmo com o tempo, precisam de alguma supervisão pontual em sua rotina de estudos.
E o que os pais podem fazer para auxiliar seus filhos nessa jornada escolar?
Na minha opinião, os pais devem começar por ensinar as crianças a estudar. Nenhuma criança nasce sabendo estudar.
Vamos lembrar de nosso tempo de criança. Quem nos ensinou a estudar? Provavelmente a resposta será ninguém. E isso pode ter complicado o início da vida escolar de muitas pessoas. Então, que tal facilitar a vida do seu filho para que ele tenha como produzir materiais com qualidade desde pequeno.
É preciso ensinar as crianças. Começando por criar um horário de lição de casa, estabelecendo momentos para revisões periódicas do que foi dado em sala de aula.
Vale também pensar em ensinar a produzir um resumo, uma ficha de estudo e até mesmo de como ler o livro didático e achar no texto os principais pontos a serem destacados, afinal de contas, ninguém aprende sozinho, não é?
Então o segredo é dar o apoio quando pequenos para que, aos poucos, possam se tornar autônomos e responsáveis para lidar com as questões escolares sozinhos, sabendo que podem contar com o apoio dos pais quando precisar.
Gostou do tema? Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários que vou tentar te ajudar.
Alguns outros assuntos que podem ser úteis:
• O QUE DEVO LEVAR EM CONTA NA HORA DE PENSAR NA ROTINA DE ESTUDOS
• LIÇÃO DE CASA: QUAL O PAPEL DOS PAIS?
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN