Semana de avaliação acabou e você não quer nem ver mais as questões que fez, estou certa?
Se sua resposta foi sim, desculpa, você está totalmente errado. Quando essa prova é devolvida é que começa uma nova fase, a de aprender com o erro.
Todos os professores fazem a correção da avaliação quando entregam, alguns pedem para que os alunos revejam suas questões, onde acertou e onde errou, mas a maioria só copia a correção e seguem a vida, e aí está um dos maiores erros que os alunos comentem e comprometem o processo de aprendizagem mais amplo, aprofundado e consolidado.
Segundo Claudio de Moura Castro, autor do livro “Você sabe estudar?”, aprendemos mais com o erro que com o acerto. Isso porque durante a prova, medos e incertezas desviam a energia que deve se concentrar em entender, bloqueia os circuitos do nosso cérebro, ou seja, só atrapalha.
Ao ter uma questão zerada, muitas vezes nos indagamos com o errado, indagamos o que levou ao erro. Mas há quem nem ao menos olhe o que errou, tenta esquecer essa avaliação e aí está o maior dos erros. Ignorar a falha.
Quando tentamos entender o que na resposta levou ao erro, há uma ressignificação do conhecimento e da aprendizagem no cérebro, fortalecendo a informação correta, ou seja, fixando melhor o aprendizado e evitando que o erro ocorra novamente.
Por isso, inicialmente, ao receber uma avaliação, é importante analisar o motivo de cada erro apresentado: falta de conhecimento sobre o assunto, dificuldade de escrever sobre o assunto, no caso de matérias como matemática, física e química, se houve erro em cálculo, troca de sinal, ou qualquer outro fator que desencadeou o erro.
Minha sugestão é sempre ter uma tabelinha ao lado da avaliação para anotar as questões que acertou e as que errou.
No caso da questão que acertou, é relevante entender se o acerto foi por saber o conteúdo em detalhes ou se acertou “no chute”, sem querer, escrevendo algo que veio à cabeça, mas que não tinha certeza se era isso mesmo que estava sendo solicitado.
Aproveite a planilha que está na área de download para começar agora a rever suas avaliações e aprender ainda mais.
Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários que vou tentar te ajudar.
Alguns outros assuntos que podem ser úteis
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN