ALEXA, MUITO MAIS DO QUE UMA CAIXA DE SOM OU UM DESPERTADOR

É cada vez mais comum encontrar alguém que comprou uma Alexa, um dispositivo de inteligência artificial da Amazon, com a promessa de facilitar a vida corrida do dia a dia e que, no final das contas, fica sem grande utilidade, servindo apenas de despertador ou caixinha de música.

Para ajudar quem não parou para analisar todas as skills (opções oferecidas pelo aparelho), selecionei alguns itens que vão desde melhorar sua qualidade de vida, até mesmo ajudar na produtividade dos estudos e trabalho e dando apoio para criar uma casa inteligente.

O ideal é customizar a Alexa para que possa obter o máximo aproveitamento logo de início. Para isso, acesse a parte indicada como “Rotina” e vá indicando o que quer que a Alexa te informe quando você a chamar.

Eu, gosto de começar o dia com as informações sobre o tempo, principais notícias, uma curiosidade (geralmente tem relação com a data que estamos) e meus compromissos, já que minha agenda google está sincronizada com a Alexa.

Se for do seu interesse começar o dia com um momento de meditação, você pode incluir na sua rotina esse momento, ou pedir a ela que abra a motivação diária ou um momento de meditação.

Ainda falando de bem-estar, há uma skill capaz de te ajudar a lembrar de beber água (o que para alguns é um problema). Para isso, é só pedir para ela abrir garrafa de água ou “beber água com a garrafa de água.

E para ajudar na organização, a Alexa conta com a possibilidade de criar listas de acordo com suas necessidades e preferências. Eu tenho algumas fixas como lista de compras, tarefas pessoais e profissionais. É só pedir para ela incluir na lista que for de interesse. Com isso ganho tempo, pois não preciso para anotar e não corro o risco de esquecer nada que preciso fazer ou comprar.

Quem me acompanha sabe que gosto muito da técnica Pomodoro para melhorar a produtividade. A Alexa também pode contribuir nesse quesito. Para isso, basta pedir para ela “abrir meu tomate” e começar a trabalhar.

Para quem tem filhos em idade escolar, há vários skills que podem dar uma forcinha e ajudar as crianças a estudar de uma forma mais divertida. Há desde aprender a contar (é só pedir “Alexa abra aprendendo a contar”), como também aprendendo as sílabas, aprendendo tabuadas e, até mesmo, uma ajuda fonoaudiológica (Alexa, abra minha fono).

Para os maiores, é possível obter dicas de inglês, ou conteúdos de diversas disciplinas. Há uma skill genérica chamada “da hora”. Assim, você pede a disciplina e complementa com “da hora”. Ex: “Alexa, iniciar filosofia da hora”. Aí você precisa indicar o que quer saber, por exemplo, período socrático, iluminismo etc. É preciso ativar o uso, mas tem todas as disciplinas escolares.

Agora, se você adorar tecnologia, pode aproveitar a Alexa e sincronizá-las com o sistema de luzes da casa e aparelhos eletrônicos e controlá-los com o app que você instala no seu celular. Pois é, você estará bem perto do que os Jetsons têm e nunca imaginamos ser possível.

E se o momento for de diversão, não deixe de pedir que ela toque algum cantor ou banda, conte uma piada (não espere coisas muito interessantes, (risos) ou uma curiosidade. Você também pode interagir perguntando um pouco sobre ela e o que ela conhece de outras inteligências artificiais como a Siri, da Apple, o google assistant e a Cortana da Microsoft.

Ficou curiosa para testar? Há vários modelos. A Echo dot Alexa está na 4ª geração, mas a 3ª também tem todas as funções, mudando apenas o layout do aparelho.

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress