A TRÍADE DO TEMPO

A tríade do tempo é uma metodologia que ajuda a organizar as tarefas, gerenciar o tempo e potencializar a produtividade.

Ela foi criada por Christian Barbosa, um brasileiro que hoje é considerado o maior especialista de produtividade do país e um dos melhores do mundo.

O objetivo da tríade é ajudar as pessoas a organizar sua vida, tornando-se mais produtivo e tendo um dia a dia mais equilibrado e feliz. Ela auxilia a conciliar e manter a harmonia entre o trabalho, a família e a vida pessoal.

 

Christian Barbosa em seu livro “A tríade do tempo”, afirma que vivemos muito preocupados com o passado e o futuro e acabamos desprezando o presente. Mais preocupados com o tempo, não focamos no que realmente importa: a vida no presente.

Sua metodologia está pautada em 3 grandes esferas:

  • Atividades importantes – são as que devemos priorizar, porque é nela que estão contidas as atividades que realmente geram resultados para sua vida. Elas têm prazo para serem realizadas e geram algum resultado a curto, médio ou longo prazo.
  • Atividades Urgentes – aqui se encontram as atividades que devem ser realizadas de imediato, caso contrário trarão algum problema para você. E aqui está um grande problema. A maior parte das pessoas deixam quase tudo virar urgente, quando, na verdade, elas deveriam ser exceções. Isso acaba nos tornando estressados, cansados e frustrados.
  • Atividades circunstanciais – essa é a esfera mais preocupante e exige mais atenção. Isso porque ela representa as tarefas que nos fazem perder tempo desnecessariamente, não geram resultados e ainda deixa as pessoas angustiadas, nervosas e constantemente com a sensação de incapacidade. Ex: reuniões desnecessárias, checar várias vezes as redes sociais, parar toda hora para um café, etc.

O ideal é que priorizemos a esfera da importância, mas infelizmente há alguns elementos que nos fazem mudar o foco e Christian desenvolveu 3 composições que colocam em risco a tríade do tempo:

1. Tríade de Super-homem: são as pessoas que tendem a viver salvando o mundo. Vivem resolvendo crises e problemas urgentes que surgem. A urgência é a esfera principal para essas pessoas.

 2. Tríade de Homer Simpson – são as pessoas que vivem o que aparece para elas e não planejam suas ações. Não tem claro o que desejam da vida e, por isso, qualquer coisa que vier se torna aceitável.

3. Tríade do Equilibrista – são as pessoas que vivem entre equilibrar as esferas da urgência e da circunstancias. O problema é que viver entre essas duas esferas mantem essas pessoas ocupadas e preocupadas, e, por consequência, se tornam estressados e sem energia para a vida. Por esse motivo, essa ultima composição é a mais perigosa.

A tríade do tempo ideal tem a esfera da importância com maior dedicação. E para que se consiga administrar o tempo e viver com base nessa esfera, existem 5 pontos chaves a seguir:

1. Descarregar – é preciso tirar tudo que está na cabeça. Use listas, agenda, planner, qualquer ferramenta de produtividade de sua preferência., seja ela física ou digital.

2. Planejar – não há como administrar a vida sem planejar. Quanto mais tempo dedicar ao planejamento, mais tempo será ganho no dia a dia, menos urgências haverá e menos estresse ocorrerá.

3. Antecipar – antever qualquer situação que possa gerar problemas e contar sempre com algum imprevisto.

4. Priorizar – colocar em ordem de execução as atividades de acordo com a importância de cada uma delas.

5. Equilibrar – aqui está o ponto chave mais difícil para muitos. Dividir o tempo para aproveitar a vida em sua totalidade. Quando estiver planejando e priorizando as tarefas, vise sempre o equilíbrio.

O tempo de implementação da metodologia como hábito. Para isso serão necessárias pelo menos 3 semanas: Na 1ª semana descubra o que realmente é importante na sua vida. Na 2ª semana será para realizar o planejamento, resolvendo as urgências e pendencias e planejar a próxima semana. E a 3ª semana é para executar a vida de forma mais organizada. Nela se deve priorizar os seus dias, preparar uma lista para organizar os ambientes e organizar os e-mails.

Para utilizar com eficiência essa metodologia, é fundamental que seja testada, persistida, por pelo menos 2 meses.

Se você ficou com alguma dúvida sobre essa metodologia ou quer saber mais sobre ela, escreva nos comentários.

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress