A tríade do tempo é uma metodologia que ajuda a organizar as tarefas, gerenciar o tempo e potencializar a produtividade.
Ela foi criada por Christian Barbosa, um brasileiro que hoje é considerado o maior especialista de produtividade do país e um dos melhores do mundo.
O objetivo da tríade é ajudar as pessoas a organizar sua vida, tornando-se mais produtivo e tendo um dia a dia mais equilibrado e feliz. Ela auxilia a conciliar e manter a harmonia entre o trabalho, a família e a vida pessoal.
Christian Barbosa em seu livro “A tríade do tempo”, afirma que vivemos muito preocupados com o passado e o futuro e acabamos desprezando o presente. Mais preocupados com o tempo, não focamos no que realmente importa: a vida no presente.
Sua metodologia está pautada em 3 grandes esferas:
O ideal é que priorizemos a esfera da importância, mas infelizmente há alguns elementos que nos fazem mudar o foco e Christian desenvolveu 3 composições que colocam em risco a tríade do tempo:
1. Tríade de Super-homem: são as pessoas que tendem a viver salvando o mundo. Vivem resolvendo crises e problemas urgentes que surgem. A urgência é a esfera principal para essas pessoas.
2. Tríade de Homer Simpson – são as pessoas que vivem o que aparece para elas e não planejam suas ações. Não tem claro o que desejam da vida e, por isso, qualquer coisa que vier se torna aceitável.
3. Tríade do Equilibrista – são as pessoas que vivem entre equilibrar as esferas da urgência e da circunstancias. O problema é que viver entre essas duas esferas mantem essas pessoas ocupadas e preocupadas, e, por consequência, se tornam estressados e sem energia para a vida. Por esse motivo, essa ultima composição é a mais perigosa.
A tríade do tempo ideal tem a esfera da importância com maior dedicação. E para que se consiga administrar o tempo e viver com base nessa esfera, existem 5 pontos chaves a seguir:
1. Descarregar – é preciso tirar tudo que está na cabeça. Use listas, agenda, planner, qualquer ferramenta de produtividade de sua preferência., seja ela física ou digital.
2. Planejar – não há como administrar a vida sem planejar. Quanto mais tempo dedicar ao planejamento, mais tempo será ganho no dia a dia, menos urgências haverá e menos estresse ocorrerá.
3. Antecipar – antever qualquer situação que possa gerar problemas e contar sempre com algum imprevisto.
4. Priorizar – colocar em ordem de execução as atividades de acordo com a importância de cada uma delas.
5. Equilibrar – aqui está o ponto chave mais difícil para muitos. Dividir o tempo para aproveitar a vida em sua totalidade. Quando estiver planejando e priorizando as tarefas, vise sempre o equilíbrio.
O tempo de implementação da metodologia como hábito. Para isso serão necessárias pelo menos 3 semanas: Na 1ª semana descubra o que realmente é importante na sua vida. Na 2ª semana será para realizar o planejamento, resolvendo as urgências e pendencias e planejar a próxima semana. E a 3ª semana é para executar a vida de forma mais organizada. Nela se deve priorizar os seus dias, preparar uma lista para organizar os ambientes e organizar os e-mails.
Para utilizar com eficiência essa metodologia, é fundamental que seja testada, persistida, por pelo menos 2 meses.
Se você ficou com alguma dúvida sobre essa metodologia ou quer saber mais sobre ela, escreva nos comentários.
©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN