A CURVA DO ESQUECIMENTO

Uma hora depois de você ler esse texto, aproximadamente 90% do que está aqui será esquecido.

É essa a base de pesquisa do pedagogo, filósofo e psicólogo Hermann Ebbinghaus, desenvolvida no final do Século XIX e que pressupõe um declínio da retenção de memória de forma gradual.

Um dos primeiros a fazer pesquisas sobre a memória, tinha como ideia principal a relação entre a capacidade e o tempo de memorização e a facilidade de recuperação das informações absorvidas.

Após uma longa pesquisa, Ebbinghaus concluiu que as pessoas tendem a perder a capacidade de retenção do que leu, principalmente se não houver uma revisão sequencial dos conteúdos.

Para aprofundar uma melhor demonstração de sua pesquisa ele elaborou um gráfico onde apresenta a perda de conhecimento em relação ao tempo que leu ou recebeu a informação.

 

E como evitar que esse esquecimento aconteça? O próprio autor da pesquisa dá a resposta. Com revisões periódicas, a perda é bem menos impactante, como demonstrada no gráfico a seguir.

 

Isso vem comprovar o que há muito tempo insisto com meus mentorados, a necessidade de revisões contínuas dos conteúdos aprendidos na escola.

Além da curva do esquecimento, ao estudar constantemente, damos ao nosso cérebro a possibilidade de “fermentar” as informações, ou seja, de forma inconsciente nosso cérebro continua trabalhando as informações que estudamos e fazendo conexões. Quando revemos os conteúdos, nosso cérebro pega o que já “fermentou” e vai agregar novas informações, fortalecendo assim o que já foi visto e ativando campos cerebrais para o que foi aprendido agora, aumentando nosso poder de compreensão e de aprendizagem.

            Agora que você já sabe um pouco mais sobre a curva de esquecimento e a importância de criar uma rotina de estudos, mão à obra. Crie um plano de estudos e se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários.

            Aproveite também para conhecer outros posts que podem ser úteis.

 

https://simonefornaciariorganizer.com.br/5-dicas-de-como-estudar/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/etapas-do-aprender/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/como-podemos-ajudar-nosso-celebro-a-aprender-mais/

https://simonefornaciariorganizer.com.br/meu-filho-nao-faz-as-tarefas-sozinho-como-ajuda-lo/

 

 

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress