QUANDO PAIS E ESTUDANTES DEVEM SE PREOCUPAR COM O VESTIBULAR?

Os vestibulares sempre foram um grande dilema para pais e estudantes. Para muitos pais, essa preocupação começa na hora de escolher a escola para seus filhos em seus primeiros anos de formação. Querem saber, por exemplo, como está a colocação da instituição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que abre as portas para as universidades federais do país e para algumas privadas ou quantos alunos entram nas melhores universidades públicas e privadas do Brasil.

Já os estudantes, em sua maioria, vão começar a se preocupar com isso no Ensino Médio e, alguns, só no último ano do curso, quando chega a fase dos vestibulares.

E aí vem a questão: em que momento os alunos devem se preparar para os vestibulares?

Minha resposta não vai agradar a maioria de crianças e adolescentes, mas posso afirmar com certeza, que essa preparação deve ocorrer desde o início do ciclo escolar, ou seja, desde o Ensino Básico ou Ensino Fundamental.

É no ensino fundamental que as crianças começaram a criar a base do aprendizado. Uma boa alfabetização focada na leitura e escrita fortalecerá os demais conhecimentos que virão a seguir. O mesmo acontece com a matemática. Noção básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão bem estruturadas serão essenciais para conteúdos mais complexos que estarão por vir.

E aí você pode me perguntar: Então é justo os pais se preocuparem com os vestibulares na escolha da escola para seus pequenos?

Minha resposta é sim, mas não foque apenas no vestibular. Veja se a escola oferece um projeto pedagógico que ampare o crescimento intelectual e emocional de seus filhos e não somente seja um transmissor de conteúdos. A vida escolar é marcada também pelas relações sociais e isso é fundamental para o amadurecimento das crianças.

E por falar em crianças, cabe a elas o principal papel, o de estudante. E é aí que está o cerne da questão. A maioria não percebe que aprender é um grande espiral, onde os conteúdos são sempre revistos em maior grau complexidade. Passar por um ciclo sem ter tudo consolidado, pode prejudicar e muito o ciclo seguinte.

Sempre falei aos meus alunos a importância de ter tudo muito bem aprendido, para que ao chegar nos anos finais, a consolidação de tudo que foi ensinado fosse mais fácil, evitando ter que rever tanta coisa em tão pouco tempo.

Não é à toa, que os alunos que têm sucesso no processo acadêmico são aqueles que sempre se dedicaram aos estudos. Aqueles que acham que basta chegar no último ano do Ensino Médio e “dar um gás” para focar nos vestibulares, geralmente terminam o ano frustrados e acumulam insucessos e aí partem para os cursos pré-vestibulares na esperança de recuperar os anos perdidos.

 

Ficou alguma dúvida? Coloque nos comentários para que eu possa te ajudar.

Alguns outros assuntos que podem ser úteis:

 

Qual a melhor escola para meu filho

• Mas afinal o que e ter uma rotina de estudos 

• Quais materiais preciso para começar o início do ano

• Licao de casa qual o papel dos pais 

• Sobre estudar vamos falar e aprender 

 

Comentários

©2020 Simone Fornaciari Personal Organizer. Todos direitos reservados. Desenvolvido por DAMESDESIGN

plugins premium WordPress