Pergunte a qualquer pessoa se gostaria de fixar mais informações do que realmente consegue. Com certeza a resposta será sim.
Mas será mesmo que existe um jeito de estimulamos nosso cérebro para aprendermos mais? Novamente a reposta é sim.
Agora vem a grande questão. Como fazer isso? Como incentivar nosso cérebro a não só armazenar informações, mas transformá-las em conhecimento.
A melhor forma de estimular nossa mente é oferecendo a ela suportes adequados que melhores a capacidade de absorção do conhecimento.
Em 1946, o professor Edgar Dale, elaborou a chamada Pirâmide da Aprendizagem, e provou que os índices de retenção de conteúdo mudam muito dependendo da técnica aplicada. Quanto mais passivo for o processo de aprendizagem, menor será a absorção do conteúdo estudado e, por consequência, menor a aprendizagem.
Quando lemos um livro, por exemplo, apenas 10% do conteúdo é transformado em aprendizado.
Já quando ouvimos alguma informação, assistimos a uma aula, sem participar ativamente, com anotações, intervenções junto ao professor, 20% é aprendido.
Ao observar, ver algo, ou seja, analisar imagens, nossa capacidade de aprender gira em torno de 30%, enquanto ao ouvir e ver as mesmas informações, chegamos ao nível de 50% de aprendizado.
Observe que todas essas atividades apresentadas, geralmente são feitas de forma passiva, ou seja, sem ação direta do estudante e o máximo que é conseguido com essas atividades é a absorção de metade de tudo que é estudado.
Agora o que acontece quando passamos a atuar mais fortemente no processo de aprendizagem, ou seja, passamos a ter uma aprendizagem ativa? Segundo Edgard Dale, os níveis de aprendizagens aumentam consideravelmente.
Ao criar discussões, debates, com outras pessoas, sobre os temas estudados, o processo de aprendizagem chega a patamares de 70%.
E pode ir além. Quando o conteúdo é empírico, ou seja, passa pela experiência do fazer, praticar, o nível de aprendizado sobe para 80% e, finalmente, ao ensinar alguém, demonstrando a informação, o processo de fixação dos conteúdos e a construção do conhecimento chega a 90%.
Com base em todas essas informações, fica claro que, não basta ler ou ouvir para aprender algo de fato. É preciso um processo, com várias formas de estudar e praticar o que está sendo ensinado para realmente estabelecer conexões e fortalecer o conhecimento adquirido.
E se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários que terei prazer em ajudar. Aproveite para ler também os textos indicados a seguir.
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